Arrancados assim por tão alto preço e por tão grande mistério ao poder das trevas e libertados dos laços da antiga escravidão, tomai cuidado, caríssimos, para que o diabo não corrompa a integridade de vossas almas mediante algum artifício.
Lembrem-se, pois, todos aqueles que foram regenerados pela água e pelo Espírito Santo, daquilo a que renunciaram e do empenhamento pelo qual sacudiram o jugo de uma dominação tirânica; que ninguém recorra ao demônio, seja na prosperidade, seja na adversidade. Porque ele é mentiroso desde o começo e é forte somente na arte de enganar, a fim de seduzir pela ostentação de falsa consciência a ignorância humana e ser agora maligno instigador daqueles dos quais depois será perverso acusador.
Os anos de nossa vida e as qualidades das ações temporais não dependem da natureza dos elementos nem dos efeitos das estrelas, mas do poder do sumo e verdadeiro Deus, cujo auxílio e misericórdia devemos implorar para todas as coisas que desejamos retamente. Como se o ofendermos — o que não aconteça — nada, fora ele, poderá favorecer-nos, assim, sendo ele propício, nenhuma adversidade nos prejudicará. “Porque, se Deus está conosco, quem estará contra nós? Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?” O qual vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
REFERÊNCIA
Das Obras de São Leão Magno, papa. (Patrística – Sermões – Vol. 6. S. Paulo: Paulus – Precaver-se contra os embustes do demônio e de seus agentes)